Thursday, January 3, 2019

4 dicas para garantir um bom atendimento em escritórios de advocacia

Uma das ferramentas mais valiosas na relação entre advogados e clientes é o bom atendimento em escritórios de advocacia. Por isso, é importante que os profissionais se dediquem para que este momento seja positivo e ajude até mesmo no processo de fidelização.

Ao sentir que o advogado é atencioso e prestativo, certamente o cliente poderá retornar ao escritório na próxima vez que precisar de orientação jurídica. Além disso, investir na relação com clientes antigos pode funcionar como uma forma de captação de clientes.

O atendimento em escritórios de advocacia engloba toda a prestação de serviço, desde o primeiro contato com a marca, até o último relatório após o fim de um processo. Este costuma ser um desafio maior em pequenos e médios escritórios, nos quais os sócios se dividem entre gestão e operação do negócio.

Garanta um bom atendimento em escritórios de advocacia

Selecionamos 4 dicas fáceis de colocar em prática para você garantir um bom atendimento em seu escritório. E, de quebra, melhorar ainda mais sua relação com os clientes. Confira:

1. Dê atenção aos clientes

Os advogados geralmente estão encarregados de vários processos, mas o cliente, em geral, possui apenas um advogado. Por isso, é importante que durante o atendimento a atenção sempre esteja focada em cada caso.

Logo no primeiro atendimento, é interessante se colocar disposto a atender as necessidades do cliente, sendo empático e prestativo. Entenda os motivos pelos quais ele precisa de um advogado e aponte as possibilidades sobre o caso – sem falsas promessas!

Para garantir um bom atendimento em escritórios de advocacia, é interessante que o próprio advogado atenda os clientes quando solicitado. Demonstrar atenção é uma ótima forma de tornar a relação positiva.

Quer ficar expert nesse assunto? Se inscreva gratuitamente no portal O Futuro da Advocacia! São várias trilhas temáticas com emails, vídeos e artigos gratuitos! 😉

Conhecer O Futuro da Advocacia

2. Invista no relacionamento com os clientes

Outro ponto que ajuda a melhorar o atendimento em escritórios de advocacia é a interação com os clientes. Além dos encontros pessoais no escritório, outras formas de contato podem ser interessantes para estreitar os laços.

Para isso, uma sugestão é criar um cadastro de pessoas, com dados sobre os seus clientes, empresas e profissionais parceiros. Assim, você vai conseguir manter uma interação personalizada com cada um.

Feito isso, é importante definir os meios de comunicação por onde você vai entrar em contato com a sua rede de pessoas. É importante se adaptar à realidade do cliente, então esteja atento ao canal, seja e-mail, telefone, ou WhatsApp por intermédio de um software jurídico.

Crie um cronograma com datas e frequência de comunicação. Desta forma, você não vai esquecer momentos importantes, nem compartilhar informações em excesso. O ideal é que esse contato se torne cada vez mais natural.

3. Peça sugestões e feedbacks

É interessante saber como o cliente se sentiu durante o atendimento. Um canal para sugestões e feedbacks pode ajudar a garantir um bom atendimento em escritórios de advocacia. Além, é claro, de contribuir para a atuação jurídica.

O procedimento de feedback pode ser aplicado por meio de telefonema, e-mail, ou mesmo de um formulário disponível no escritório ou online, via Google Forms. Você pode elencar questões padrão para que o cliente aponte os pontos positivos e os que podem ser melhorados, além de deixar um canal aberto para sugestões espontâneas.

Tente solicitar o feedback assim que encerrar o atendimento para saber exatamente o que o cliente sentiu.

4. Tenha uma ferramenta de gestão

Muitas tarefas de escritório podem ser otimizadas através de uma ferramenta de gestão. Desta forma, o tempo gasto em atividades de menor relevância passa a ser utilizado para garantir o bom atendimento em escritórios de advocacia.

Tarefas burocráticas, mecânicas e repetitivas não precisam se valer de mão de obra humana e podem ser executadas por um software jurídico, por exemplo.

Pensar em automação dos processos pode remeter à ideia de que o serviço do advogado vai se tornar mais impessoal. Mas, na prática, não é bem assim. Muitos escritórios têm conseguido melhorar seus serviços por conta da tecnologia.

Quer saber mais? Se inscreva gratuitamente no portal O Futuro da Advocacia! São várias trilhas temáticas com emails, vídeos e artigos gratuitos! 😉

Conhecer O Futuro da Advocacia

Através das ferramentas de gestão, é possível melhorar a organização e produtividade no escritório. Além disso, fica mais fácil ter acesso aos dados e há a possibilidade de responder prontamente às dúvidas dos clientes por meio de consultas rápidas no sistema.

E além dos procedimentos jurídicos ficarem mais organizados e de fácil acesso, com um software os advogados podem se dedicar a outras tarefas importantes. Entre elas, está o relacionamento com os clientes, que máquina alguma poderá substituir com a excelência da capacidade humana.

Conclusão

A busca por melhorar o atendimento em escritórios de advocacia é uma tarefa diária, que exige comprometimento de todos os membros da equipe.

Por isso, é importante pensar em maneiras de estreitar os laços com o cliente e aplicar estratégias consistentes para melhorar o atendimento.

Você pode começar seguindo 4 dicas acima, que tal? E se você tiver mais alguma sugestão para melhorar o atendimento em escritórios, compartilhe com a gente nos comentários! 😉


4 dicas para garantir um bom atendimento em escritórios de advocacia publicado primeiro em: https://www.aurum.com.br/blog/

No comments:

Post a Comment