Monday, November 5, 2018

Como cobrar clientes inadimplentes e evitar perder dinheiro

Como cobrar clientes inadimplentes é uma dúvida recorrente entre advogados e profissionais autônomos em geral. Afinal, como solicitar o pagamento sem constranger quem está do outro lado?

Dependendo de sua abordagem, seu escritório pode perder um parceiro importante, que estava apenas passando por um momento difícil e, por isso, deixou de honrar com suas obrigações. Existe ainda uma situação ainda mais grave, que é a realização de cobrança de forma ilegal.

Não deve ser surpresa para você que o Código de Defesa do Consumidor veda a utilização de determinados canais de comunicação e qualquer tipo de constrangimento na hora de contatar o devedor, certo? Condutas como ligações fora de horário razoável ou qualquer cobrança realizada de forma pública, por exemplo, podem motivar processo por danos morais.

Pensando em ajudar você e o seu escritório a não perder dinheiro e clientes, além de evitar problemas com a justiça, preparamos um conteúdo especial sobre como cobrar clientes inadimplentes. Continue a leitura para conhecer dicas valiosas sobre oa assunto!

Saiba como cobrar clientes inadimplentes

Elabore contratos de prestação de serviço adequados

Em qualquer tipo de relação comercial, o contrato de prestação de serviço deve ser muito bem elaborado. Isso porque esse instrumento traz todas as obrigações tanto do contratante quanto do contratado.

E na hora de fazer essas especificações, é muito importante alinhar com seus clientes qual deve ser a programação de desembolso de seus honorários advocatícios. É interessante sempre acordar o recebimento antecipado de parte do valor total do serviço, de modo a custear despesas iniciais e garantir pelo menos parte da receita prevista.

Na hora de descrever as obrigações de parte a parte, lembre-se de incluir todos os detalhes possíveis que dizem respeito as atividades que você ou o seu escritório vai desempenhar. Essa medida contribui para que o cliente compreenda melhor pelo que exatamente está pagando, de modo a evitar divergências no momento de faturamento.

Bom, é verdade que todas essas precauções não configuram garantia de inadimplência, mas são a melhor maneira para você se cercar de cuidados e prezar pela saúde financeira do seu negócio jurídico.

Entenda como gerenciar as expectativas de seus clientes

Outra questão que merece a atenção de quem está à frente da gestão de um escritório de advocacia, é a necessidade de administrar as expectativas dos clientes. Quem nunca teve que lidar com contratantes que apresentam uma demanda e tomam como certo o ganho de causa na justiça?

Nessas circunstâncias, quando a expectativa não se confirma, é certa a frustração. Cabe ao advogado, desde a primeira conversa com o cliente, ser o mais transparente possível e apresentar quais são as reais chances de sucesso do trabalho a ser desenvolvido. Na prática, isso significa falar objetivamente, baseando-se em elementos da realidade, o que pode ou não vir a ocorrer.

Essa é mais uma atitude que pode evitar qualquer tipo de distrato e, consequentemente, a tão temida inadimplência. Afinal, se o contratante está ciente de quais são os possíveis cenários para a demanda apresentada, não há margem para futuros questionamentos, certo? 🙂

Organize o setor financeiro de seu escritório

Muitos advogados reclamam do fato de não saber como cobrar clientes inadimplentes. Ao mesmo tempo, quando verificamos a gestão financeira do escritório, podemos perceber que falta planejamento estratégico e organização para colocar as contas em ordem.

Não se esqueça que a atividade de cobrança em seu escritório deve vir acompanhada de uma boa gestão financeira. Questões como fluxo de caixa, pagamento de tributos e planejamento orçamentário devem ser acompanhadas de perto.

Ao cuidar desses aspectos, você consegue dimensionar melhor qual o impacto da inadimplência para o seu escritório e começar efetivamente a proceder com as cobranças.

Saiba como cobrar clientes inadimplentes

Como já falamos no início deste post, há alguns tipos de abordagens que são consideradas mais assertivas do que outras para se realizar cobranças.

Diante dessa afirmativa, devemos apontar para a necessidade de atribuir importância à recuperação de ativos. Isso porque a maioria das empresas, jurídicas ou não, negligencia essa atividade, realizando as cobranças sem a constância necessária para obter resultados.

Além disso, para ter sucesso nessa missão, é necessário trabalhar de forma estratégica. Se possível, invista algum tempo para avaliar quais são as principais pendências junto aos devedores e comece a negociar o quanto antes!

De forma educada e respeitosa, você ou sua equipe podem contatar os clientes em débito oferecendo condições especiais para o pagamento da dívida e, assim, aumentar as chances de recebimento do valor devido. Lembre-se: é preferível receber a prazo a nunca receber. 😉

Nos casos em que não houver acordo, convém notificar o devedor extrajudicialmente. Como você deve saber, o protesto do título de dívida implica em negativação do nome do devedor nos órgãos de proteção de crédito, o que pode representar uma motivação a mais para o cliente saldar o débito.

Muitos escritórios não adotam esse tipo de procedimento por acreditar ser um desgaste desnecessário. No entanto, as empresas que recorrem ao protesto de dívida costumam obter bons resultados na recuperação de devedores.

Considere recorrer a serviços de recuperação de ativos

Caso a inadimplência tenha chegado a níveis alarmantes em seu escritório, você pode ainda recorrer a terceirização das cobranças. Essa é uma solução muito eficaz para organizações que pensam em melhorar seus resultados na recuperação de ativos ou não contam com um quadro de pessoal próprio para realizar as cobranças.

E o melhor: algumas empresas desse segmento estabelecem seus ganhos apenas sobre os valores efetivamente recebidos com as cobranças. Isto é, seu escritório simplesmente repassa uma atribuição a uma empresa especializada em cobrança, com funcionários capacitados para contatar seus clientes e negociar, sem incorrer em nenhum custo inicial. Além de reduzir a carga de trabalho, ainda resguarda a reputação do seu escritório. 😉

Para quem ainda não sabe como cobrar clientes inadimplentes, essa pode ser a melhor solução em vista. Como já informado, o custo-benefício é o melhor possível.

Conclusão

Depois de conferir este post sobre como cobrar clientes inadimplentes e não perder dinheiro, acreditamos que você está pronto para reorganizar a gestão financeira de seu escritório. Para potencializar seus ganhos, não deixe de colocar em prática as dicas que trouxemos para você.

O que você achou do post de hoje? Tem mais alguma dica para compartilhar com nossos leitores? Conte um pouco de sua experiência com a cobrança de inadimplentes comentando logo abaixo! 🙂


Como cobrar clientes inadimplentes e evitar perder dinheiro publicado primeiro em: https://www.aurum.com.br/blog/

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