Thursday, October 11, 2018

Como cuidar bem do seu buldogue francês

Os buldogues franceses são cachorros fofos e se dão bem em espaços pequenos – não à toa, essa raça se tornou superpopular. Porém, peculiaridades não tão desejáveis também fazem parte do pacote, como mostram pesquisadores do Royal Veterinary College, na Inglaterra.

Eles analisaram dados de 2 228 buldogues franceses e concluíram que esses animais têm maior tendência a infecções nos ouvidos, diarreia e conjuntivite. “Determinadas doenças realmente aparecem mais em algumas raças”, avalia Sibele Konno, veterinária e gerente técnica do Hospital Pet Care, em São Paulo.

A veterinária clínica de pequenos animais do Hospital Veterinário, Pet Shop & Hotel Sena Madureira, Tamara Wiese, também de São Paulo, explica que os buldogues são braquicefálicos, o que significa que têm como características o nariz curto e olhos mais saltados. “Isso os predispõe a ter problemas respiratórios e oculares”, completa.

Mas não precisa desistir de ter uma fofurinha dessas, tá? Só vale ter a consciência de que o bicho poderá precisar ir ao veterinário com maior regularidade.

Raio X da raça

Olhos largos e saltados: Favorecem infecções, ressecamento da córnea e até deslocamento provocado por traumas.

Intestino sensível: Por causa disso, diarreia, vômito e intolerância alimentar são bastante comuns na raça.

Nariz curto: Dificulta a entrada e o resfriamento do ar. A correção cirúrgica é indicada em alguns casos.

Dobrinhas: Acumulam secreção e umidade, contribuindo para a proliferação de fungos e bactérias. Dar banho e secar bem protege o pet.

Pernas curtas e porte pequeno: Fazem dele um candidato a problemas de coluna. Para evitar, não deixe o buldogue ganhar peso extra.

Fontes: Sibele Konno, veterinária e Gerente Técnica do Pet Care, em São Paulo; e Tamara Wiesen, veterinária clínica de pequenos animais, do Hospital Veterinário, Pet Shop & Hotel Sena Madureira, em São Paulo


Como cuidar bem do seu buldogue francês publicado primeiro em: https://saude.abril.com.br

No comments:

Post a Comment